domingo, 6 de setembro de 2009

Aplicando um elemento da Linguagem Fotográfica

Fotos: Carlos Luis e Christina L. Di Stadio
Texto: Carlos Luis

Ontem, na aula de Tecnologias da Pós, fiz um exercício muito interessante em conjunto com a Christina, aluna da mesma disciplina, mas de outra turma. Recebemos a missão de explorar um elemento da linguagem fotográfica em duas fotos, na praça em frente à faculdade (Rua Salvador Julianelli, Barra Funda, São Paulo).














Na foto acima, vemos uma grade corroída com plantas ao fundo. Nossa intenção era transmitir nesta imagem a textura do objeto. Certamente, é melhor sentí-la apenas pela foto, já que ninguém iria querer por a mão nesta grade: sua corrosão se deve às constantes urinadas de transeuntes (homens - conforme bem observou a Christina).

Uma curiosidade: se dermos um zoom nesta imagem veremos que a parte mais corroída da grade, que era verde, começa a se assemelhar a um tronco de árvore.

Apresento abaixo a outra foto:


Nesta situação também não gostaríamos de sentir a textura através de nosso tato, já que se trata de um formigueiro. Além da sensação tátil que está muito presente nesta imagem, outros elementos importantes da fotografia aparecem, tais como as linhas e o ponto de vista (mais especificamente a regra dos terços). Para saber mais sobre estes e outros elementos da linguagem fotográfica, acesse o blog do Prof. Ênio, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário